top of page

ATIVIDADES E ACOMPANHAMENTOS

--FeVra_Contexturas é um espaço para exposição de trabalhos em variadas linguagens, com uma sala anexa que pode ser ocupada para finalidades diversas, como cursos, encontros e apresentações de processos e pesquisas em arte e educação. 

Foi idealizado pela pesquisadora Renata Santini, mas sendo um corpo espacial filamentoso cruzado por contexturas, encontra-se aberto a acolher parceirxs e projetos. 

CURADORIA

A curadoria como possibilidade de atuação surge ao final de um longo período de pesquisa e formação na universidade. Abarca uma perspectiva pessoal a partir da formação do bacharelado, passando pelo acompanhamento das trajetórias de colegas, e o aprofundamento nas áreas da educação, teoria, crítica e história, até as experiências em revistas de arte. A curadoria decorre da proximidade com os artistas, intensificada durante o doutorado (PPGAV/UFRJ) e a investigação em processos artísticos. Trata-se, mais especificamente, da viabilização de ideias, atreladas aos interesses de pesquisa.

 

O trabalho em revistas acadêmicas e a ocupação atual numa revista independente voltada à difusão de pesquisas e artistas contemporâneos impulsionou o contato com as produções em curso, por meio de projetos e conversas com artistas. Desde 2021, esse contato vem se tornando mais recorrente, a partir dos artistas parceiros da revista Arte ConTexto. 

TEXTOS CRÍTICOS

Com a pesquisa em processos artísticos, desenvolve-se uma prática de escrita  disposta às análises com diretrizes teóricas, históricas ou críticas em torno das produções artísticas. Para além do delineamento de uma proposta temática, esses textos emitem posicionamentos apreciativos, mediante uma fundamentação que considera essencial a reflexão acerca das relações possíveis entre produções e contextos. 

ACOMPANHAMENTO DE PROCESSOS CRIATIVOS

As visitas habituais aos ateliês e eventos como exposições, viabilizados pela pesquisa ou por atividades atreladas à projetos e revistas de arte geram aproximações com outros artistas, pesquisadores e agentes da cultura. Nessa vivência com processos e trabalhos distintos, criamos relações de intimidade por meio do exercício do olhar, escrita e pensamento. Num primeiro momento, olhamos para trabalhos dos colegas, e depois para aqueles nos quais encontramos interesses de desenvolver ideias ou produzir conexões. 

PRODUÇÃO DE EXPOSIÇÕES

Planejamento e viabilização de projetos expositivos, articulando os segmentos envolvidos com a criação artística. ​

A produção consiste em propiciar as condições necessárias para a realização das exposições, cuidando da gestão dos projetos, buscando por possibilidades de editais, patrocínios e parcerias. 

REVISTA ARTE CONTEXTO

A Arte ConTexto é uma plataforma multimídia de ações de estímulo ao pensamento crítico e a vivências artÍsticas e culturais criada em 2013 em Porto Alegre por Paola Fabres, Marcius Andrade e Talitha Motter. Em 2021, depois de uma reestruturação de seu corpo editorial, Camila Savoi e Renata Santini se juntam à Talitha Motter na edição da revista, transferindo suas atividades para a cidade do Rio de Janeiro. A partir de 2024, a Arte ConTexto retoma suas ações e eventos no campo das artes além da revista digital, inaugurando um programa de exposições com os artistas atuantes nas últimas edições. 

bottom of page