EVENTO
Línguas: Português/Francês/Espanhol
Duração: 30 minutos
Sinopse: Como circulam os alimentos na fronteira entre países? Uma análise profunda das particularidades envolvidas no comércio e no consumo de alimentos com depoimentos de consumidores, agricultores, gestores públicos locais e pesquisadores estudiosos desse tema. As fronteiras da França com Espanha e Brasil com Argentina e Paraguai são os cenários do documentário.
Direção, Roteiro e Produção: SILVIA APARECIDA ZIMMERMANN
Montagem e Edição: RAFAEL DE ANDRADE
Produção e Consultoria: GENEVIÈVE CORTES
Direção de Fotografia e Câmeras: PHILIPPE WALEK e FRANCIELI REBELATTO
Assessoria de Captação de Imagem: VALDEMAR JOÃO WESZ JÚNIOR, DIANA JAZMIN BRITES COHENE, ANDREIA TECCHIO e CAMILA LAGO BRAGA
Observação: O Documentário é um dos frutos do trabalho de pós-doutorado, realizando entre novembro de 2021 e outubro de 2022, referente ao Projeto “Políticas públicas na fronteira – uma reflexão sobre políticas públicas para sistemas alimentares sustentáveis em territórios de fronteira entre países”, sob supervisão da Geneviève Cortes (Universidade Montpellier III) e Eric Sabourin (CIRAD), integrante de projeto internacional Capes/Cofecub “Sistemas Agroalimentares e Políticas Públicas: construção de inovações teóricas e metodológicas para análise de experiências internacionais”, aprovado no Edital em 12/2019, coordenado por Cátia Grisa (UFRGS) e Eric Sabourin (CIRAD).
Silvia Aparecida Zimmermann, é Professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pós-doutorado pelo Observatório de Políticas Públicas para Agricultura (OPPA/CPDA/UFRRJ). Doutora em Sociologia em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2011). Estágio de doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, França (2009/2010). Mestrado em Desenvolvimento Agricultura e Sociedade CPDA/UFRRJ (2006). Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2002). Pesquisadora do Observatório de Políticas Públicas para Agricultura (OPPA); do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (CERESAN); do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT/PPED/UFRJ); e Observatório das Agriculturas Familiares Latino-Americano (AFLA). Coordenadora da Rede Brasileira de Pesquisadores de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) e vice-coordenadora da Rede de Estudos Rurais.
Agradecimentos Especiais: à todos os entrevistados que sederam seu tempo para colaborar com este documentário; à Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária e Científica com o Brasil (Cofecub), Universidade Monpellier III, Unidade Mista de Pesquisa em Atores, Recursos, Territórios no Desenvolvimento (UMR Art-Dev), Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad), Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica (Inra), Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), Amandio de Jesus Gomes, Cátia Grisa, Eric Sabourin, Adriano Di Roberto e Juliana Streva.
Sugestão de leitura:
ZIMMERMANN, S.; WESZ Jr., V. (Orgs). Sistemas alimentares na tríplice fronteira Argentina-Brasil-Paraguai. 1. ed. - Jundiaí [SP]: Paco, 2023. Disponível em: https://editorialpaco.com.br/ebook/gratis/9788546222612.pdf
Este livro é um compilado de resultados de pesquisas sobre o tema dos sistemas alimentares na região da fronteira entre Argentina-Brasil-Paraguai, e inclui ainda outras regiões da América Latina. Os casos empíricos relatados descrevem diferentes contextos e realidades, e reúnem professores, pesquisadores e gestores públicos de diferentes instituições, grande parte com uma larga trajetória de pesquisa. É, sobretudo, uma forma de dar visibilidade aos estudos realizados pelos professores e estudantes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e seus colaboradores, evidenciando a relevância das parcerias realizadas com instituições de ensino superior e pesquisa, e que contribuem para a formação de futuros profissionais de desenvolvimento rural e segurança alimentar.